Quick Callback

Se preferir deixe-nos o seu nome e número de
telefone abaixo - iremos entrar em contacto consigo assim que possível.

Sobre Architect Your Home - Perguntas Frequentes

1. Quais são os benefícios em usar os serviços do Architect Your Home, em vez de contactar directamente com um empreiteiro? …E qual a diferença para um atelier de arquitectura tradicional?

Contactar directamente um empreiteiro significa que se perderá desde logo um importante patamar a nível de design. Parece óbvio mas a verdade é que os empreiteiros são especialistas em construir coisas e os arquitectos especialistas em desenhar espaços. Ao usar o Architect Your Home o resultado será uma casa feita para si, na qual irá adorar viver. É também garantido que o seu investimento será maximizado e que o projecto final acrescentará valor à sua propriedade – extensões mal desenhadas, por exemplo, podem reduzir o valor da mesma.

Em termos de arquitectura, a grande diferença do Architect Your Home para o sistema tradicional, prende-se com a possibilidade do cliente avançar passo a passo, comunicação e transparência são pilares da marca. Todos os passos de um projecto estão especificados num Menu, e o cliente usa o arquitecto tanto ou quanto precisar. Assim os clientes tem a possibilidade de pagarem apenas os serviços que efectivamente precisam, ou que a sua liquidez financeira permite (e não o pacote completo, como é habitual). Podem querer apenas a parte criativa, ou a burocrática e combinar os diferentes items à sua medida.

2. Que critério usam para seleccionar um arquitecto para mim?

Antes de mais, o arquitecto será seleccionado por critério geográfico. Isto porque muitas regiões têm os seus próprios estilos de casas, querendo isto dizer que o arquitecto terá a experiência de trabalho numa casa semelhante. O arquitecto terá também a experiência de ter trabalhado já com as entidades oficias locais, factor que poderá ser útil no pedido de licenciamento. Todos os nossos arquitectos são arquitectos residenciais experientes, tendo sido sujeitos a uma selecção e treino intensivo por parte do Architect Your Home. Garantimos, desta forma, a melhor consultoria possível.

3. Como sei que vou ter um arquitecto que desenha o estilo que pretendo?

Todos os nossos arquitectos são arquitectos residenciais experientes e capazes de trabalhar num vasto leque de design e estilos. O sistema Architect Your Home foi criado para assegurar que os proprietários têm o design que querem, em vez de terem um arquitecto que lhes imponha um estilo. Todos os projectos começam com uma visita inicial, em que o cliente tem uma sessão de design interactiva com o seu arquitecto. Durante a visita inicial, o cliente será amplamente envolvido no processo de desenho – as suas ideias e feedback serão encorajadas, para assim assegurar que o desenho final será de acordo com o pretendido. Até à data, o Architect Your Home trabalhou em mais de 3000 casas, com uma vastíssima gama de briefings de diferentes clientes e estilos. Visite a nossa galeria para ver o tipo de projectos em que temos trabalhado.

4. Poderá o AYH dizer-me exactamente quanto vai custar o meu projecto?

O custo de um projecto de construção é extremamente difícil de prever antes de ser completamente desenhado. Há uma miríade de factores que podem afectar o preço, incluindo-se nestes a localização geográfica, a dimensão, o alcance e a complexidade do trabalho, quantidade de trabalho estrutural envolvido e nível de especificação pretendido, isto para mencionar apenas alguns. O seu arquitecto poderá dar-lhe uma ideia dos custos quando discutirem os objectivos pretendidos, a partir da respectiva avaliação sobre o que está envolvido. Para saber um custo estimado do vosso projecto por inteiro, em breve teremos disponível o nosso Calculador de Custos.

5. Os arquitectos serão capazes de me dizer se o que tenho em mente é exequível e a melhor solução possível?

Sim. O método de começar o seu projecto com uma visita de consultoria inicial é certificar que ficará completamente informado e na melhor posição possível para tomar uma decisão e seguir em frente com o seu projecto. O seu arquitecto irá analisar todas as opções consigo e discutir as implicações de cada uma, estando também disponível para responder a questões adicionais que possa ter.

6. Qual é a estrutura da vossa empresa?

O Architect Your Home é uma rede de profissionais contratados para uma Prestação de Serviços. Quer isto dizer que os arquitectos candidatam-se à nossa rede e que nós os seleccionamos baseando-nos numa série de exigentes critérios, tais como portfolio na área da reabilitação e desenho residencial, experiência em obra, etc. Os nossos arquitectos são experientes e foram sujeitos a um intenso programa de treino para o certificar que vai receber conselhos de profissionais da mais alta qualidade.

7. Oferecem visitas gratuitas?

Não acreditamos que algo de construtivo possa ser conseguido através de conversas gratuitas de 45 minutos. As nossas visitas iniciais são programadas para lançar o seu projecto o mais rápido possível. Um processo que normalmente demoraria seis semanas entre o cliente e o arquitecto pode agora ser obtido nas nossas visitas inicias, de quatro e sete horas, o nosso objectivo é descomplicar o processo e garantir clareza em todos os passos. Asseguramos que os nossos clientes estarão completamente envolvidos no processo e em pleno controlo deste.

8. Como saberei se preciso de um ou meio dia de visita?

Tudo depende, por norma, da dimensão do projecto. Se está a levar por diante um projecto num piso apenas, então meio dia será suficiente. Se o seu projecto envolver mais do que um compartimento, tal como uma reconversão de dois compartimentos em sala-cozinha e ainda uma casa de banho, ou uma remodelação de dois andares, então recomendamos que escolha a opção do dia inteiro. Todas as horas remanescentes que não forem usadas no primeiro dia, serão creditadas nos serviços seguintes, por isso tudo é aproveitado.

9. Em que consiste a visita inicial?

Durante a visita inicial, o seu arquitecto usará o tempo disponível para o questionar e tentar assim descortinar aquilo que pretende. Serão discutidas as opções disponíveis, bem como a sua exequibilidade e implicações de cada uma. Irão depois tirar medidas da sua casa e desenhar um planta da mesma, tal como esta é. Uma vez completo este plano de trabalho, o seu arquitecto estará habilitado para desenhar esboços iniciais que ajudarão a visualizar o seu projecto, sempre com o seu input até chegarem a uma proposta que responda aquilo que procura. Estes esboços serão seus, para que os possa ter sempre como referência. A visita inicial é planeada para ser uma sessão interactiva, pelo que o cliente será completamente envolvido no processo, facultando informação sobre o seu estilo de vida, ideias e feedback relativo às soluções propostas. No final da visita inicial, deverá estar completamente informado e em condições para avançar com o projecto. Para saber mais, vejam o nosso vídeo sobre a visita inicial.

10. Quais são os passos seguintes depois da visita inicial?

Antes de terminar a visita, o seu arquitecto poderá recomendar-lhe mais serviços, tal como consta no nosso menu de serviços. A partir destes, será elaborada uma lista, com os respectivos custos, para que escolha aqueles que pretende que o seu arquitecto leve por diante – por exemplo, desenhos de estudo prévio ou pedidos de licenças de planeamento. O menu é delineado para ser o mais flexível possível permitindo usar o arquitecto tanto ou tão pouco quanto pretendido. Para saber mais sobre os nossos serviços, visite a área de mais serviços de arquitecto.

11.Que esboços precisarei para o meu empreiteiro?

O desenhos de estudo prévio irão formar a base nuclear que o seu empreiteiro precisará a nível de informação. No entanto, precisará de os rever com o empreiteiro e arquitecto antes dos trabalhos começarem para definir o nível adequado de design. Muitos empreiteiros não precisam de desenhos extensivos para construir elementos de construção padrão. Se o desenho encerrar esboços que sejam particularmente complexos ou pouco usais, será importante que o Architect Your Home prepare em detalhe esses elementos. Se quiser acrescentar algo aos desenhos ou precisar de alguma ajuda adicional, estaremos disponíveis para o ajudar ao longo desse processo.

12.Como seleccionar um empreiteiro?

Quando ao escolher um empreiteiro, certifique-se de analisar a respectiva empresa. Um bom começo será perguntando a amigos, vizinhos ou outros proprietários que recentemente fizeram obras perto da sua casa, pedindo recomendações. Uma vez seleccionados alguns possíveis empreiteiros, contacte-os pedindo uma lista de referências e verifiquem-nas, mesmo tendo sido muito bem recomendados. Se for precisa ajuda neste procedimento, o arquitecto Architect Your Home poderá tratar desta questão por si.

13.Devo efectuar um contrato de empreitada?

Há uma forma simples que foi especificamente criada para agilizar este processo, através do uso de uma minuta disponibilizada pela Ordem dos Arquitectos. No entanto, para muitos projectos domésticos, há quem prefira tratar directamente com o empreiteiro. Se seguirem esse caminho, os esboços que o Architect Your Home vai produzir vão ajudar a definir aquilo que o empreiteiro tem que fazer. Ainda assim, será muito importante que, antes do começo dos trabalhos, haja um acordo escrito que defina o trabalho a fazer, o preço acordado e a janela temporal para o realizar. Há uma forma simples que foi especificamente criada para agilizar este processo, através do uso de uma minuta disponibilizada pela Ordem dos Arquitectos.

14.Têm alguns conselhos sobre como poderei controlar o meu orçamento?

1ºO  passo que precede a obra deverá ser sempre acordar todos os detalhes à partida – Quanto mais detalhes conseguir definir, melhor. Uma série de desenhos detalhados irão ilustrar essas decisões de uma forma que poderá ser quantificada. Haverá assim menos hipótese de custos extras ou derrapagens assustadoras no preço.

2ºA sua escolha de acessórios e acabamentos – O custo de acessórios de luxo pode ser cinco ou dez vez superior ao custo de acessórios básicos. Ao contrário do que se pensa, a escolha dos acessórios é um dos aspectos que mais influenciam o custo de um projecto de construção. Tente não mudar de opinião à última hora, já que isso é um modo de começar desde logo a perder o controlo sobre o orçamento.